09 dezembro, 2008

Solidão

Quem já não se sentiu só nessa vida?

Dizem os psicólogos que existe uma solidão boa e uma solidão ruim. A solidão boa é aquela a gente mesmo escolhe - a gente escolhe ficar só: para fazer uma instrospecção, para cuidar de si mesmo, para encontrar o equilibrio, para "dar um tempo". É uma solidão passageira.

É assim desde que o mundo é mundo - senão o autor sagrado não teria escrito: "Não é conveniente que o homem esteja só." (Gen 2, 18).

João Paulo II explica na sua audiência de 10 de Outubro de 1979, "quando Deus pronuncia as palavras a respeito da solidão, refere-as à solidão do «homem» enquanto tal, e não só à do macho."

Isto é, desde o princípio, existe uma preocupação com a solidão. Na verdade, esta solidão é chamada de solidão original.

Não é bom que o homem esteja só. Não só o homem macho, mas o homem enquanto tal.

Homem: Qualquer indivíduo pertencente à espécie animal que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva; o ser humano. A espécie humana; a humanidade. (Dicionário Aurélio).

João Paulo II continua dizendo:
O autoconhecimento acompanha o conhecimento do mundo, de todas as criaturas visíveis, de todos os seres vivos a que o homem deu nomes para afirmar em confronto com eles a própria diversidade. Assim portanto, a consciência revela o homem como o ser que possui a faculdade cognoscitiva a respeito do mundo visível. Com este conhecimento que o faz sair, em certo modo, fora do próprio ser, ao mesmo tempo o homem revela-se a si mesmo em toda a peculiaridade seu ser. Está não apenas essencialmente mas subjectivamente só. Solidão, de facto, significa também subjectividade do homem, a qual se forma através do autoconhecimento. O homem está só, porque é «diferente» do mundo visível, do mundo dos seres vivos.
O homem percebe que é diferente e se sente só. E o autor sagrado continua: "vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele".

Importante notar que "auxiliar" aqui não tem o sentido de "subordinação", mas sim de companheirismo, de parceria.

O portador do TDAH mesmo sem ser diagnosticado já sabe que é diferente - e portanto - se sente só. E só vai deixar de se sentir só, quando encontrar um "auxiliar" adequado.

"Onde encontar um parceiro adequado?" é a pergunta que vale um milhão de dólares. Se algúem tivesse uma resposta para isso estaria milhonário.

Minha mensagem à você, portador ou não...

- procure ser um bom amigo
- procure um amigo bom

Afinal, não é bom que o homem esteja só.

Depois de uma noite de ventania, o mar está calmo e o céu nublado. Vou pegar o telefone e ligar para um amigo.
.


Click aqui se quiser receber atualizações via Email

Mecanismos da Lectio

Achei importante deixar aqui um testemunho sobre fazer Lectio.

Vários textos que explicam sobre o assunto dizem para você 'ficar' com aquela frase, palavra, ou texto até que faça algum sentido. Dizem que muitas vezes o sentido aparece quando menos a gente espera.

Esse texto "Não é conveniente que o homem esteja só" estava comigo já tinha uns dez dias. Um dos passos em se fazer Lectio é estudar o significado do texto pretendido pelo autor. Somente depois é que se procura o significado daquele texto para você, naquele momento específico.

Então saí em busca do significado daquele texto em comentários bíblicos, artigos na internet, até que me deparei com as audiências de João Paulo II. Se não me engano, ele escreveu umas cinco audiências só sobre a solidão original.

João Paulo II não é um autor fácil de ser lido. Para quem tem dificuldades cognitivas, então, nem se fale. Li, reli, fiquei meditando, e nada.

Então, conversando com alguém, essa pessoa disse algo mais ou menos assim: "eu recentemente tinha descoberto o que eu tinha de "diferente" dos outros..."

Aquela palavrinha "diferente" saltou aos meus olhos como brigadeiro em festa de aniversário. (Sou chocaholica, que posso dizer).

E aí ficou claro para mim como tudo aquilo se relacionava com esse momento em especial. É o único sentido? De forma alguma. Mas naquele momento, fez sentido.
.

Click aqui se quiser receber atualizações via Email