09 dezembro, 2008

Solidão

Quem já não se sentiu só nessa vida?

Dizem os psicólogos que existe uma solidão boa e uma solidão ruim. A solidão boa é aquela a gente mesmo escolhe - a gente escolhe ficar só: para fazer uma instrospecção, para cuidar de si mesmo, para encontrar o equilibrio, para "dar um tempo". É uma solidão passageira.

É assim desde que o mundo é mundo - senão o autor sagrado não teria escrito: "Não é conveniente que o homem esteja só." (Gen 2, 18).

João Paulo II explica na sua audiência de 10 de Outubro de 1979, "quando Deus pronuncia as palavras a respeito da solidão, refere-as à solidão do «homem» enquanto tal, e não só à do macho."

Isto é, desde o princípio, existe uma preocupação com a solidão. Na verdade, esta solidão é chamada de solidão original.

Não é bom que o homem esteja só. Não só o homem macho, mas o homem enquanto tal.

Homem: Qualquer indivíduo pertencente à espécie animal que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva; o ser humano. A espécie humana; a humanidade. (Dicionário Aurélio).

João Paulo II continua dizendo:
O autoconhecimento acompanha o conhecimento do mundo, de todas as criaturas visíveis, de todos os seres vivos a que o homem deu nomes para afirmar em confronto com eles a própria diversidade. Assim portanto, a consciência revela o homem como o ser que possui a faculdade cognoscitiva a respeito do mundo visível. Com este conhecimento que o faz sair, em certo modo, fora do próprio ser, ao mesmo tempo o homem revela-se a si mesmo em toda a peculiaridade seu ser. Está não apenas essencialmente mas subjectivamente só. Solidão, de facto, significa também subjectividade do homem, a qual se forma através do autoconhecimento. O homem está só, porque é «diferente» do mundo visível, do mundo dos seres vivos.
O homem percebe que é diferente e se sente só. E o autor sagrado continua: "vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele".

Importante notar que "auxiliar" aqui não tem o sentido de "subordinação", mas sim de companheirismo, de parceria.

O portador do TDAH mesmo sem ser diagnosticado já sabe que é diferente - e portanto - se sente só. E só vai deixar de se sentir só, quando encontrar um "auxiliar" adequado.

"Onde encontar um parceiro adequado?" é a pergunta que vale um milhão de dólares. Se algúem tivesse uma resposta para isso estaria milhonário.

Minha mensagem à você, portador ou não...

- procure ser um bom amigo
- procure um amigo bom

Afinal, não é bom que o homem esteja só.

Depois de uma noite de ventania, o mar está calmo e o céu nublado. Vou pegar o telefone e ligar para um amigo.
.


Click aqui se quiser receber atualizações via Email

Nenhum comentário: