20 agosto, 2009

Confiança

"Eu não pus a confiança no meu arco,
a minha espada não me pôde libertar;
mas fostes Vós que nos livrastes do inimigo..."
Sl 43(44), 7ss.

Quê isso? Arco? Espada? Inimigo?
Sai pra lá, ô! Não estamos mais em época de arco e flecha, hoje em dia temos uma tecnologia mais avançada, somos modernos, usamos homens-bomba. Tem gente que afirma de pé junto que o virus H1N1 foi feito para matar o inimigo.

Teorias da conspiração à parte, como entender os salmos hoje? Esse aí em particular, será que dá para fazer uma analogia? Vamos tentar...

Quem é seu inimigo?
Ninguém, "eu sou da paz"!

Tudo bem... então vamos refazer a pergunta:
O que é que você está tentando vencer em si mesmo?

A impulsividade? Falar sem pensar? A falta de organização? A inquietação?

Ah! mas você não sofre de Transtorno da Atenção... tudo bem!

Quem sabe, então, precisa dar um jeito no desânimo que de vez "em sempre" te ataca ou essa depressão que parece que veio para ficar. Talvez preguiça, maus pensamentos, ciúmes, inveja, rancor, mágoa...

Conseguiu perdoar aquela pessoa? É, essa mesmo!

E a sua língua, como vai? Anda bastante ocupada ultimamente?

Quando eu penso em inimigos, é nisso que eu penso. Afinal, foi São Paulo quem disse que não é contra homens de carne e osso que temos que lutar (cfr. Ef., 6).

Então. Como está a sua luta contra a irritação ou a falta de paciência? Ah, a falta de paciência. Quanto mais paciência eu peço, menos eu tenho! Não tem nada de carne e osso na falta de paciência, não é mesmo?

O salmista diz que não pôs a confiança no seu arco, isto é, não se apoiou nas suas próprias armas, nas suas próprias forças. Mas declara que é Deus quem o liberta de seus males. E indiretamente nos dá a entender que é Nele que devemos por a nossa confiança.

Mas o que isso significa? Será que se eu por a minha confiança em Deus eu serei transformada num poço de paciência? Para Deus nada é impossível, mas não é nisso que eu me concentro.

Se, no momento em que parece que vou explodir, eu conseguir me lembrar de Deus e dizer "me ajuda, Senhor", para mim já é uma grande coisa. Porque eu sei que por minhas próprias forças eu não consigo acalmar meu coração. Não tem cházinho nem vinho que dê jeito.
-
Falando em vinho, lá fora faz um sol maravilhoso, e uma taça de Sauvignon Blanc cairia muito bem, pena que aqui em casa não tenha nenhum. Haja paciência viu! O jeito é ir de chá gelado mesmo.
-

Click aqui se quiser receber atualizações via Email