30 setembro, 2009

Pressão alta

Existe relação entre Distúrbio de Atenção e pressão alta?

Uma vez por ano vou ao médico checar se está tudo bem. A visita não tem nada de especial: verifica-se o peso, temperatura, pressão sanguínea, batimento cardíaco, pulmões. Depois é um aperta-aperta aqui e ali que me faz pensar se é assim que se sente uma massa de pizza.

[No mundo da Lua]: Hummm pizza, lombinho, catupiry, tomate ... ai que fome.

[De volta pra Terra]: Ah é, pizza não tem sentimentos.

Médica: Estou preocupada com sua pressão, toda vez que você vem aqui sua pressão está alta.

Eu: Sabe doutora, minha pressão sempre esteve mais para baixa do que para alta, vai ver que é porque toda vez que eu venho aqui, eu chego afobada porque estou sempre atrasada. (sheesh, será que ela esqueceu que eu sofro de TDA)

Bom, ela não se convenceu, e eu saí de lá com a tarefa de medir a minha pressão 3 vezes ao dia, durante um mês.

Voltei com as medições: baixa pela manhã, alta (mas nem tanto) no almoço, e voltando ao normal antes de dormir.

Médica: Estou preocupada com essa flutuação na sua pressão, você está fora do peso e seu colesterol está alto. Você vai ter que fazer uma hora de exercício cardiovascular todo dia, vou passar receita para o colesterol e para a pressão.

Aff... Haja pressão.

Eu: Tudo bem doutora, minha mãe tem colesterol alto e parece a Oliva Palito, eu sei que dessa eu não escapo. Agora, será que a pressão não está flutuando assim por causa do medicamento para TDAH. Veja bem, de manhã quando a pressão está normal-baixa, é quando eu tomo o medicamento; no almoço a pressão sobe porque o medicamento está agindo; à noite a pressão volta ao normal porque o remédio já foi eliminado. [Tah-dah!]

Médica: É, faz sentido. [dóin-óin-óin-óin-óin]

Ufa! Dessa eu escapei. Peraí, devolve meu dinheiro, pô.

Li numa publicação específica para Distúrbio de Atenção de 2008 o seguinte:

De acordo com os relatórios da American Academy of Pediatrics (AAP) publicados recentemente no periódico Pediatrics, apesar de sugestão prévia da American Heart Association, crianças e adolescentes não precisam fazer um eletrocardiograma (ECG) antes de tomar medicação para TDAH de ação estimulante como Ritalina, Adderall, e Concerta.

A American Heart Association (AHA) tinha publicado sua recomendação (sobre fazer o ECG) online em abril em resposta a um estudo que mostrou que os medicamentos estimulantes usados no tratamento de TDAH podem elevar a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Contudo, são raras as complicações graves advindas desses medicamentos, com incidência de morte súbita por medicamento estimulante ocorrendo numa taxa de 4 em 2.5 milhões de crianças americanas por ano.

A American Academy of Pediatrics (AAP), uma organização sem fins lucrativos composta por 60.000 pediatras, ficou preocupada que a recomendação da AHA resultasse em exames desnecessários e possivelmente impedisse as crianças de obter o medicamento para tratar o TDAH.

Como resposta, a AHA relaxou seu posicionamento sobre isso. Ambas as instituições ainda mantêm a importância de um exame completo antes de tomar medicamento estimulante, mas para a maioria das crianças, não é necessário fazer o ECG.
[No mundo da Lua]: Como esquecer a fome com toda essa sopa de letrinhas.

Bom mas e aí? Na sua opinião, o ECG deve fazer parte do tratamento de Distúrbio de Atenção? Como seu médico lida com isso? Você já teve ou tem esse tipo de problema?

Ah, você nunca tinha pensado sobre isso. Tudo bem, deixe seu comentário mesmo assim.
-

Click aqui se quiser receber atualizações via Email