28 agosto, 2010

T.C.C.


Quero escrever mas me falta inspiração... então, para não ficar no vazio, no vácuo, no buraco negro...
...falando em buraco negro, assisti um video do Neil deGrasse Tyson sobre o que acontece se você cair num buraco negro... muito engraçado... ele chama isso de morte por espagueteficação. hahaha ... de espaguete ... Ah vá! não me chame de mórbida por achar isso engraçado, diz pra mim qual a chance de alguém morrer porque caiu num buraco negro?  Confira você mesmo, assista o vídeo, mas aviso: está em inglês e sem legenda. 










...ok! saindo desse meu buraco negro involuntário e voltando ao assunto em pauta, quero partilhar com vocês uma notícia sobre uma pesquisa feita pelo Massachusetts General Hospital que foi publicado no JAMA (Journal of the American Medical Association) em 25 de agosto de 2010.

O resultado da pesquisa concluiu que um tratamento que combine medicamento com Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) melhora significativamente os sintomas do TDAH em adultos.

O cabeça do estudo, Steven Safren Ph.D., disse que "os medicamentos são bastante eficazes em diminuir o volume dos sintomas de TDAH, mas não ensinam `as pessoas como lidar com isso... Este estudo mostra que um método de capacitação pode ajudar os pacientes a aprender como lidar com seus problemas de atenção e gerenciar melhor este transtorno debilitante e significativo."

Durante o estudo foram desenvolvidas técnicas do tipo como administrar e manter uma agenda, fazer uma lista de atividades, transformar tarefas longas em várias menores e adaptar as tarefas de acordo com o tempo de atenção de cada um.

É isso. Medicação ajuda, relaxamento ajuda, oração ajuda (ô se ajuda), e aprender técnicas novas para lidar com isso também ajuda. Ou seja, faz-se uma adaptação `a condição de cada um. Coisas que para um NT (neurotípico) seriam naturais, para nós não são... temos que aprender a fazer as mesmas coisas, mas de uma maneira diferente.

Eu, por exemplo, costumava chegar aos meus compromissos no mínimo com meia-hora de atraso. Se é um chopinho com os amigos o máximo que pode acontecer é eles não te convidarem mais, mas aí que tipo de amigos são esses, não é mesmo? Agora e se for o caso de uma entrevista de emprego? Aí o bicho pega. É por isso que dizem que este transtorno é debilitante e significativo. Porque debilita a vida de quem sofre disso.

Então, aprendi que se para ir daqui a ali demora 20 minutos para os NTs, para mim demora o dobro. Por que? Sou débil mental? Não. Sou lerda? Não. Sou o quê? Sou DDA e as coisas comigo funcionam diferente. Nem melhor, nem pior. Diferente.


Click aqui se quiser receber atualizações via Email