16 novembro, 2008

Lectio divina

"Pratica a oração e a Lectio Divina assiduamente. Quando rezas, falas com Deus; quando fazes Lectio Divina, é Deus quem te fala." (São Cipriano)

Durante o mes de outubro os bispos da Igreja Católica se reuniram em Roma para a XII Assembleia Geral do Sinodo dos Bispos, com o objetivo de tratar da Palavra de Deus. Entre outras coisas, eles discutiram a prática da Lectio Divina. Eis algumas declarações extraídas da carta dos bispos ao povo de Deus.

Junto com a Liturgia das Horas e as celebrações da Palavra pela comunidade, a tradição introduziu a prática da Lectio Divina, a leitura orante no Espírito Santo que é capaz de abrir ao fiel o tesouro da Palavra de Deus, e também criar o encontro com Cristo, a Palavra divina viva.

Aqui os bispos explicam de forma simples como fazer Lectio Divina.

Inicia-se com a leitura (lectio) do texto, o que levanta a questão do verdadeiro conhecimento do seu conteúdo real: qual o significado do texto bíblico por si só? Depois segue-se a meditação (meditatio) onde a questão é: o que este texto bíblico está dizendo para nós? Desta forma, chega-se à oração (oratio), que pressupõe esta outra questão: o que dizemos ao Senhor em resposta à sua palavra? E termina-se com a contemplação (contemplatio) durante a qual assumimos, como dom de Deus, o mesmo exame com que julgamos a realidade e nos perguntamos: que conversão da mente, do coração e de vida o Senhor nos pede?


Ler o documento em inglês

Em vários livros, documentos, e artigos sobre Lectio divina, existe uma recomendação comum. A prática deve ser diária, e não precisa mais do que alguns minutos.

Se a sua antena também é quebrada, voce sabe muito bem que cinco minutinhos podem parecer uma eternidade - afinal quem de nós consegue se sintonizar em um só canal por muito tempo? Cinco, tres, dois minutos, não faz mal. Dedique o tempo que voce conseguir.
-

Click aqui se quiser receber atualizações via Email