14 setembro, 2009

Circuito de Recompensa

Foi observado déficit no Circuito de Recompensa Cerebral em pacientes que sofrem de TDAH.

Esse é o título do relatório de uma pesquisa feita com pessoas portadoras e não portadoras do Déficit de Atenção. Esta pesquisa foi feita nos Estados Unidos e contou com o apoio do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH-National Institute on Mental Health) e do Instituto Nacional de Abuso do Alcool e Alcoolismo (NIAAA-National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism) ambos parte do Instituto Nacional de Saúde (NIH-National Institutes of Health). O relatório foi publicado na edição de 09/09/2009 da revista JAMA (Journal of the American Medical Association).

Sopinha de letras à parte, e dada as devidas referências, vamos ao que interessa.

Os amigos que me perdoem a ignorância, mas eu não sabia que nosso cérebro possui uma coisa chamada Circuito de Recompensa. Por causa disto, quando li a notícia, é claro, fiquei boiando.

Então não dava para continuar lendo a notícia, sem saber que raios é esse tal circuito. É claro que eu continuei lendo, imagina se eu ia parar ali. Entendi "lhufas" daquilo li. Mas é para isso que existe o "pai dos burros", quer dizer, o Google. Que maravilha é a tecnologia! Encontrei esse site que explica direitinho como funciona esse circuito.

Mas não explica a tal da deficiência. E sou eu quem vai ter um curto-circuito, já já.

Isso tá lá no relatório e só quem assina a tal publicação (JAMA) é que tem acesso ao texto. Não se desespere. Para quem não assina o JAMA, um resumo das descobertas pode ser encontrado, em inglês, na "Press Release" do laboratório onde foram feitas as pesquisas.

Se você sofre de TDAH, você já deve estar de saco cheio resmungando porque eu não vou logo ao que interessa. Credibilidade é a resposta, preciso dar credibilidade aquilo que estou escrevendo.

Vamos lá!

A deficiência que eles encontraram é uma quantidade menor de receptores e transportadores(bomba de recaptação) de dopamina na sinapse. A explicação da sinapse está no último quadro da apresentação que eu indiquei lá em cima. Como eu sou uma pessoa que gosta de visualizar as coisas, resolvi colocá-lo aqui.


De acordo com a pesquisa, nós TDAHs possuímos menos quantidade de receptores (em vermelho), e menos quantidade de transmissores (em azul). Ou seja, é uma questão fisiológica, física.

Qual o impacto disso?

Achava-se até então, que nossos cérebros produzem menos dopamina. A pesquisa não trata disso. Ela mostra no entanto, que temos menos receptores e transportadores de dopamina. No frigir dos ovos, o resultado é o mesmo: não sentimos satisfação, realização, prazer em coisas que pessoas "normais" sentem da forma como elas sentem. Ou então, sentimos menos satisfação - e portanto não temos motivação suficiente.

A pesquisa foi feita em equipamento de Tomografia por Emissão de Positrons (PET). Isso é importante porque até hoje não havia um meio de se testar se uma pessoa possui Deficit de Atenção ou não. O diagnóstico fica sujeito a um critério subjetivo do médico. O problema é que tem médico que acredita que TDAH não existe.

Estamos longe de poder obter o diagnóstico por equipamento PET. Mas vai chegar o dia em que o indíviduo vai poder fazer uma tomografia que indicará se os níveis de receptores e transmissores de dopamina no circuito de recompensa cerebral são normais ou não.

Mas fica só nisso?

Claro que não. TDAH é muito mais complexo do que só uma questão de recompensa. A possibilidade concreta da tecnologia permitir que se faça o diagnóstico é muito animador. Minha esperança é chegar o dia em que não se ouvirá mais TDAHs sendo chamados de preguiçoso, burro, lerdo, vagabundo, sapeca, levado e mais outros adjetivos a critério seu.

TDAH não é um problema moral, nem muito menos de disciplina e auto-controle. TDAH é real!
.
.

Click aqui se quiser receber atualizações via Email