13 novembro, 2008

Corpo, mente e espírito

Estou lendo um livro intitulado : What does Everybody else Know that I don't: Social Skills Help for adults with Attention Deficit/Hyperactive Disorder de Michele Novotni; ainda não traduzido para o português. Pessoalmente, não creio que venha a ser traduzido um dia.

Em português, o título seria mais ou menos assim: O que todo mundo sabe e eu não: Ajuda em aptidões sociais para adultos com Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade.

Dei de cara com esse livro por acaso. Quando fui diagnosticada como sendo portadora deste transtorno, que eu chamo carinhosamente de "antena quebrada" (daí o nome do blog), pensei que se tratasse de algo que afetasse somente a capacidade cognitiva e de concentração.

Afinal, o que me levou a procurar o diagnóstico foi a minha dificuldade em acompanhar um curso que eu estava fazendo. Eu sabia que não era burra, meu currículo escolar e profissional eram prova disso.

Dois anos depois, cá estava eu procurando saber por que minha vida social não correspondia às minhas expectativas. Achava que tinha algo a ver com a cultura local, bem diferente da minha, e que existiam certas regras que precisava aprender. Naquele momento nem imaginava que tivesse algo a ver com a minha antena.

Qual não foi a minha surpresa!

É o único livro (até onde sei) que aborda o transtorno sob este aspecto. A própria autora, que é psicóloga e coach em TDAH admite que o assunto não recebe a atenção devida. Irônico?

A maioria da literatura disponível trata de informar o que é, como diagnosticar, como tratar, vida escolar, educação dos filhos - ou seja, como tratar do corpo e da mente. Decerto pensam que tratando corpo e mente, o social, por tabela, se resolve.

Pode até ser. Mas e quando voce só descobre esse transtorno já na fase adulta?

O ser humano é um ser social. Fomos criados para viver em comunidade. Mas a comunidade isola aquilo que ela não entende. Não é que o portador de TDAH seja um bicho de sete cabeças. É que pela própria característica da desatenção, a criança deixa de aprender certos padrões de comportamento comuns na infância.

Enfim: corpo, mente, e social. Onde é que fica o espiritual?

Fui procurar livros a este respeito e não encontrei. Não me julgo capaz de tratar do assunto, mas esse blog é a minha tentativa de conciliar a minha vida espiritual com o meu transtorno e de certa forma, uma oração.

Minhas palavras voam para o alto, meus pensamentos permanecem na terra; palavras sem pensamento, nunca para o céu vão”. (Shakespeare em Hamlet).
-

Click aqui se quiser receber atualizações via Email

Nenhum comentário: